segunda-feira, 20 de setembro de 2010

COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE UM NOVO IDIOMA?




  • Praticando:

A base do aprendizado é a prática constante. Tudo o que aprendemos ou vivenciamos, se não for utilizado, é descartado pelo cérebro. Esta seleção das informações é quase um mecanismo de defesa. Imagine se você fosse capaz de lembrar do que comeu no café da manhã de 4 anos atrás? Tanta informação provavelmente o tornaria louco!


  • Retendo uma informação importante:

Se você acabou de aprender uma palavra nova, essa informação vai para a chamada memória de trabalho, que atua no momento em que a informação é adquirida, a retém por segundos e a guarda por períodos mais longos ou a descarta. Se a informação é importante a ponto de você querer lembrar dela mais tarde e se você se esforçar para que isso aconteça, ela vai para a chamada memória de curto prazo.

  • Retendo o conhecimento:

A chave está em tornar a memória de curto prazo em memória de longo prazo, ou seja, aquela que vai ficar guardada no cérebro permanentemente. A resposta a essa pergunta está na palavra repetição.


  • Agora compare as duas situações abaixo:

Situação 1 – Você acorda cedo e começa a estudar inglês. Como você está extremamente motivado, resolve passar a manhã inteira estudando. Você passa a matéria várias vezes. São 4 horas de estudo intenso e você só pára na hora do almoço.

Situação 2 – Você acorda cedo e estuda por 30 minutos. Durante o período da tarde são mais 30 minutos de estudo, com 10 minutos de revisão do que foi estudado pela manhã. Antes de dormir você dedica mais 30 minutos, 10 minutos revisando o estudo da manhã, 10 revisando o que foi visto à tarde, e os 10 restantes praticando com exercícios.


  • Em qual situação houve mais aprendizado?

A situação 2 geralmente se mostra muito mais efetiva, apesar da diferença de tempo entre as situações. A maior efetividade se dá por 2 fatores: O primeiro, a repetição; O segundo diz respeito à distribuição de horários, não adianta passar horas estudando um só tema (isso vale para qualquer estudo), com o tempo o cérebro vai ficando cansado e não há retenção de conhecimento.


Fontes:

http://drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/1130/memoria


http://dublinando.com/como-nosso-cerebro-aprende-ingles/

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